A Comcam é uma das poucas associações de municípios do Estado com sede própria (fica em Campo Mourão). Por seu auditório já passaram as principais lideranças do Estado e expressivos representantes de todas as esferas do poder. No local são tomadas decisões que refletem diretamente na qualidade de vida de milhares de pessoas, seja pela saúde, educação, segurança, e na busca de soluções que possam melhorar as administrações municipais, entre outrasA entidade é uma das mais representativas associações de municípios do Paraná. Fundada em 30 de julho de 1969 e institucionalizada em 26 de fevereiro de 1986, é uma de independência político-partidária. É a principal ferramenta de integração administrativa, econômica e social dos 25 municípios da região de Campo Mourão.
Entre as conquistas que a entidade teve participação e fortalecem as administrações de cada município assegurando a qualidade de vida das suas comunidades está a defesa da Santa Casa Regional, na democratização do acesso à saúde por meio do Cis-Comcam, o fortalecimento de políticas de crédito para pequenos agricultores, instalação e manutenção da Unespar, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre outras.
Entre seus objetivos estão: promover, com base na ética e na independência político partidária, o município como unidade autônoma de governo, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços de qualidade, aprimorar a qualidade de vida de seus munícipes e fomentar o desenvolvimento local, com o objetivo de se alcançar uma sociedade democrática e a valorização da cidadania. A Comcam objetiva ainda a integração regional através de estratégias de ações unificadas consideradas bandeiras regionais.
O primeiro presidente da Comcam foi Horácio Amaral (1969 a 1973), na época prefeito de Campo Mourão. O segundo foi o também ex-prefeito de Campo Mourão, Renato Fernandes Silva, que ocupou o cargo de 1973 a 1977. O mandato de presidente é de apenas um ano. De lá para cá mais de 40 prefeitos da região já passaram pelo comando da entidade. Este é o segundo mandato consecutivo de Oliveira como presidente da associação.
Ao todo 25 municípios congregam a Comcam, são eles: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.
Condescom
Um dos destaques da entidade é o Consórcio de Desenvolvimento da Comcam, o Condescom, que está mais atuante que nunca e vive o seu melhor momento. Colocou há cerca de um ano uma patrulha rural em operação para atendimento aos municípios, gerando o desenvolvimento integrado da região, e agora atua na aquisição de uma patrulha urbana, para obras de recape e pavimentação asfáltica.
Outro feito foi a implantação da Escola Federativa, plataforma criada pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, para capacitação gratuita de servidores. Com isso, servidores e gestores públicos das mais variadas áreas, como infraestrutrura, jurídico, educação, licitações, convênios, meio ambiente, entre outras, têm qualificação gratuita.