CM lança campanha de vacinação contra gripe

A Campanha Nacional contra a Gripe foi lançada em Campo Mourão nesta segunda-feira (17) no Colégio Marechal Rondon às 08 horas, marcando a inclusão dos professores estaduais, municipais e escolas particulares no calendário de vacinações de 2017.

Na sequência as doses serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde do Município atendendo aos 28.279 mourãoenses que terão direito às vacinas, entre eles crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores que estejam atuando em sala de aula, privados de liberdade e pessoas com algum tipo de comorbidade (doenças relacionadas).

O dia de Mobilização Nacional, ou dia D, para Campanha organizada pelo Ministério da Saúde, está previsto para 13 de maio (sábado) e neste dia entre 08 às 17 horas todas as unidades e Secretaria de Saúde, estarão abertas para atender a população preconizada pelo Ministério da Saúde.

Durante a Campanha a Secretaria de Saúde vai contar também com apoio dos alunos do curso de enfermagem do Colégio Marechal Rondon e outras instituições de ensino, que aplicarão vacinas em locais pontuais, tais como Delegacia, Escolas e outros.  “É uma forma de agilizar os trabalhos e abranger toda a população incluída como público alvo”, alerta Edna Simão do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde.

Segundo a enfermeira Edna Simão, as doses estarão disponíveis para a população de 17 de abril a 26 de maio. “Os professores deverão portar declaração fornecida pela instituição de ensino, juntamente com documento contendo fotografia para assim ter acesso à vacinação”, explicou.

Os grupos de portadores de doenças crônicas, pré- estabelecidos pelo Ministério da Saúde deverão estar portando solicitação médica com o diagnóstico ou CID da doença. Os demais devem levar carteirinha de vacinação.

A população com maior número a ser vacinada serão os idosos: 9907 pessoas. Depois vem os doentes com comorbidades (7743), e as crianças (sendo 2086 crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias e 3.338 crianças de 2 a quatro anos). Também estão incluídos 1699 trabalhadores em saúde, 1040 gestantes, 171 puérperes, 2800 professores, 213 privados de liberdade, e 30 funcionários desta área. 

Em geral, a vacina protege contra três vírus de gripe, definidos a cada ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de acordo com o cenário epidemiológico. Entre eles, está o H1N1, cujos casos tiveram aumento no ano passado, e ainda o H3N2 .