A presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, participou de reunião nessa terça-feira (19) em Curitiba com o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e o diretor de Meio Ambiente do estado, Glauco Requião. A pauta do encontro foi a implantação de um Consórcio Intermunicipal para manejo integrado de resíduos sólidos urbanos na Comcam. A proposta foi debatida recentemente durante reunião de prefeitos em Campo Mourão.
Angela informou que durante a reunião com Chaowiche, foi informada de que apenas três regiões do Paraná estão sendo estudadas para implantação, porém com a audiência realizada na Comcam e informações repassadas ao presidente da Sanepar, a região também poderá ser incluída. “O presidente informou que será contemplado quem melhor estiver preparado e a intenção será de já no final desse ano iniciar e concluir o processo não apenas do Aterro mais uma usina piloto de energia”, comentou Angela.
Segundo a prefeita, a Sanepar vai viabilizar o projeto de estudo da região e apresentar em uma audiência que ocorrerá na sede da Comcam, em Campo Mourão. “Tudo isso só poderá acontecer pelo apoio e dedicação do prefeito de Campo Mourão, Tauilo Tezelli que compreende as necessidades não apenas de seu município, mas da nossa região. Essa parceria é de grande importância, pois todos ganham comentou”, frisou.
A ideia é que o consórcio funcione em parceria entre as prefeituras e Sanepar, que ficará responsável pela destinação final e tratamento dos resíduos enquanto os municípios se encarregam apenas do transbordo até o aterro central, que neste caso, deverá funcionar em Campo Mourão. No município de Cianorte já existe um consórcio que funciona desta mesma maneira.
O gerente regional da Sanepar de Campo Mourão, Edson Lima, que participou da reunião, elogiou a iniciativa e afirmou que a Sanepar vê o projeto com ‘bons olhos’. “Esta seria uma solução para os prefeitos resolverem a questão do lixo, uma vez que haja o acordo de todos. A Sanepar está disposta e com o apoio do Governo do Estado vem fazendo um estudo para agilizar a construção destes consórcios para um atendimento até melhor do que o que temos hoje em Cianorte. É uma proposta a ser discutida e temos o interesse de atender a demanda dos municípios”, falou.
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), disse que se houver interesse dos prefeitos da região, o município faria a doação de um terreno para a construção da estrutura do aterro. O Ministério Público também já manifestou que não há impedimento legal aos municípios de formarem o consórcio.