Gestores técnicos das 25 cidades pertencentes à Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão participaram ontem de um encontro de capacitação do Serviço Social Autônomo (Paranacidade). A reunião foi realizada na sede da Comcam, foi a primeira de quatro que serão realizadas nos próximos dias.
O coordenador do Paranacidade na região Noroeste do Estado, José Miro Falkemback explicou que os treinamentos serão realizados em todas as regionais do Noroeste. Ontem foram discutidos com técnicos da área de planejamento dos municípios os instrumentos de planejamento para gestão púbica. O encontro visa a preparação dos técnicos municipais principalmente os novos que estão chegando com novos prefeitos para que tenham conhecimento da situação do seu município no que se refere a plano diretor, e legislação do mesmo. “Vamos envolver a necessidade dos conselhos que atuam nos municípios”, afirmou.
Segundo Falkemback existem muitos conselhos nos municípios, mas a maioria não está atuando porque está desarticulada. “O próprio Ministério Público (MP) exige que esses conselhos sejam atuantes”, argumentou, ao comentar que durante os encontros serão abordados também temas sobre o pacto global, assunto de nível internacional. Falkemback explicou que os técnicos dos municípios preparados irão atender melhor os moradores de suas cidades. “O objetivo é qualificá-los para que quando o cidadão chegue com um problema ele saiba como atuar, fazer, e resolver”, falou.
Além da região noroeste, técnicos da área de planejamento de municípios de todo o Paraná deverão receber a capacitação. “A orientação do secretário de Desenvolvimento, Ratinho Junior é que o treinamento seja feito conforme os coordenadores regionais sintam a necessidade. Na nossa região, com a mudança dos prefeitos que chegou a praticamente 70% de renovação, nós entendemos a necessidade desta capacitação”, falou.
Para a presidente da Comcam, Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, o treinamento é importante aos municípios porque os técnicos responsáveis retiram suas dúvidas e agilizam os processos nos municípios. “Não tem coisa pior que um município não corresponder por falta de informação”, disse.
Angela destacou também a parceria do governador Beto Richa (PSDB) com os prefeitos e orientou aos gestores para que encaminhem suas equipes técnicas para receber a capacitação. “Tanto quem está iniciando no processo quanto aqueles que já conhecem é importante a participação para rever alguma coisa e acelerar o processo dentro do município. Sabemos que às vezes temos financiamento e não conseguimos agilizar muitas vezes por causa da falta de projeto, de informação, ou agilidade dentro do setor”, afirmou.
O Paranacidade
O Paranacidade tem como missão fomentar e executar atividades e serviços não exclusivos do Estado, relacionados necessariamente ao desenvolvimento regional, urbano e institucional dos Municípios; administrar recursos e de fundos financeiros públicos, destinados ao desenvolvimento urbano, regional e institucional, em especial o Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano – FDU.
Tem como principais objetivos executar ações de política de desenvolvimento institucional e regional para o Estado do Paraná, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano - SEDU, em consonância com as diretrizes programáticas do Governo do Estado; contribuir para a eficiente aplicação dos recursos públicos, tanto estadual como municipal, na área de desenvolvimento urbano, regional e institucional, promovendo, para tanto, o aperfeiçoamento dos recursos humanos, administrativos e financeiros dos Municípios; incentivar os Municípios e sua população a participarem da formação política de desenvolvimento urbano e regional e dos mecanismos de financiamento concebidos para apoiá-los; entre outros.